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Muitas vezes, falamos sobre a marca como um relacionamento, ou uma conexão, entre uma organização e seus stakeholdes sendo a conexão que sua empresa tem com a mente dos principais stakehoders desde os seus clientes aos seus colaboradores.

A MARCA é a soma de tudo o que você diz e faz em relação aos seus produtos e serviços, além das experiências pessoais dos consumidores com estes.

Uma marca:

  • Diferencia o produto nas mentes dos consumidores;
    ajuda a esclarecer o processo de tomada de decisão para os consumidores, e
    é uma conexão, ou um relacionamento, entre a organização e o consumidor que é extremamente valioso.

Um bom exemplo disso é quando você vai ao supermercado e vê dezenas de productos nas prateleiras, productos esses que normalmente são usados para o mesmo fim.

Você não recolhe todos os itens, ou lê todos os ingredientes e ponha em consideração os prós e os contras de cada um. Em vez disso, você escolhe o produto, ou marca, com o qual você possui uma conexão.

  • A marca ajuda você emocionalmente e depois se relaciona com o seu cerebro e influencia a sua tomada de decisão consequentemente acelera o processo de compra.

Outro exemplo clássico de diferenciação com base na marca é encontrado na indústria automotiva.

Neste caso, existem exemplos de modelos de automóveis que usam o mesmo sistema e características do chassi, mas possuem um distintivo de marca diferente e, no mercado, os indivíduos se tornam adeptos apaixonados de um ainda não o outro.

E então o que é uma marca e identidade corporativa?

As discussões sobre identidade de marca e corporativa geralmente começam (e às vezes terminam!) Com a manifestação visual de uma marca:

  • o nome;
  • o logotipo e
  • o estacionario.

No entanto, a identidade da marca é muito mais do que isso.

Além da apresentação visual da marca, existe a parte verbal ou narrativa da marca.

Esta é a história que a marca está dizendo ou transmitindo.

A essência do bom marketing é criar mensagens e experiências alinhadas, integradas e consistentes com a história da sua marca.

Como eu sei o que a minha identidade de marca deveria ser?

A sua identidade de marca está directamente ligada ao seu plano de negócios. Você precisa saber o que deseja que sua empresa alcance e também o que a sua marca é capaz.

Você pode então usar uma abordagem pensativa para desenvolver o posicionamento da marca e a proposta de valor central, bem como projetar uma identidade de marca que inclua aspectos como:

  • nome
  • logotipo
  • estacionario
  • imagens
  • ícones
  • tipo de letra
  • cores, e assim por diante, que todos levarão sinais-chave sobre o seu negócio.

Esses sinais devem ser baseados em sua melhor análise do que se conectará com o público alvo e predispõe-os a valorizar seus produtos / serviços.

Por exemplo, você pode segmentar uma audiência que procura comprar o produto mais barato disponível, caso em que uma identidade de marca com um ‘Abordagem em diz vender, vender, vender’ será adequado.

Alternativamente, se você está visando um consumidor high-end que procura um produto premium, você pode trabalhar no desenvolvimento de uma identidade de marca que sinaliza refinamento, exclusividade e sofisticação.

A identidade é realmente uma embarcação vazia no ponto de partida e ao longo do tempo ficará imbuída de características – boas e más – que refletem a percepção do mercado de sua marca, com base em suas experiências com ela.

Se eu não posso sentir e medir a identidade da marca, por que investir nela?

Você pode sentir e medir esses aspectos.

As respostas das pessoas às marcas são viscerais e poderosas.

Como elas se sentem quando impactados por uma marca irá determinar se elas percebem, irá experimentar ou contar a seus amigos sobre a sua marca.

As marcas invocam a emoção através da forma, cor, movimento e emoção, desempenham um papel importante nos desejos e decisões das pessoas em torno de como eles gastam seu dinheiro suado.

As marcas podem afetar positivamente as empresas:

  • justificando um preço superior para produtos e serviços;
  • induzido a decisões que são críticas para o comportamento de compra do consumidor e
  • criando lealdade, levando a compras repetidas de longo prazo e endosso verbal.

Benefícios internos de uma marca forte
Ter uma identidade de marca forte e clara também oferece valor em termos do alinhamento interno que pode trazer.

Isso é algo com o qual conversamos com os clientes e é fácil de ignorar quando se concentra no impacto da marca nos clientes.

Uma estratégia de marca convincente, integrada e consistente pode alinhar todas as actividades comerciais e ser uma ferramenta operacional muito forte.

Apenas entender as dimensões da marca, os valores da marca e a personalidade da marca podem ajudar na tomada de decisões internas.

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